sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O Obstetrês

          Sabe quando você está engatinhando entre as cartilhas de um língua nova, tentando aprendê-la e fica preso nas formas, nas regras, na pronúncia, mas tudo ainda parece artificial e não apresenta um sentido pra você? Aí de repente durante o aprendizado vem um estalo e você está entendendo a outra língua! Você não precisa mais entender e traduzir, simplesmente quando você ouve já entende que "the book is on the table" significa que the book is onthe table sem precisar traduzir... Bom, foi assim comigo no Obstetrês!
          A paciente me dizia: "Dr, quanto o sr cobra pra fazer a minha cesárea?" Aquilo soava pra mim sem entender realmente oque ela estava querendo dizer... Ora eu entendia, ora não... ora eu até respondia...ora eu me chateava!... Ah, me chateava muito!!! Depois de entender, ou achar que havia entendido, me revoltava e pensava "como ela tem essa ousadia de me fazer essa pergunta? Justo pra mim?"...
         Não é que veio o estalo!?!  "Qto o Sr me cobra pra me livrar do péssimo atendimento que ouço falar que outras pacientes tem em alguns lugares ficando desamparadas, sem acompanhante, em jejum, com ocitocina, tricotomia, enteroclisma, episiotomia, amniotomia, kristeller, tudo de rotina! Além da ausência de métodos de alívio naturais da dor, separação da mãe e do bebê, desinformação para a família que está lá fora???" Ou uma tradução ainda melhor: "Quanto o Sr. me cobra para que eu tenha um atendimento digno, com respeito, atenção devida e com a melhor resolução possível do meu caso?"
          O problema é que essa coitada acha que a CESÁREA é a representação disso que ela está procurando pois ela NÃO SABE ou NUNCA OUVIU FALAR, OU NUNCA DEIXARAM ELA SABER sobre a Humanização do Nascimento!
          Sendo assim, quando ouço essa pergunta não me chateio mais! Eu aperto a tecla 'SAP' para o 'OBSTETRÊS' e traduzo: "Dr, quanto o Sr me cobra para uma atenção Humanizada ao meu Parto?"


2 comentários:

  1. Olá Dr. Braulio, era isso que eu queria dizer quando escrevi esse texto para o Mamiferas! Fica aqui o link! abraço, adriana
    http://www.mamiferas.com/blog/2011/10/como-apoiar-a-opcao-pela-cesarea.html

    ResponderExcluir
  2. Caraca, doutor!!!
    E nós que não falamos obstetrês, adoramos encontrar um médico com esse senso de humor para falar de um parto de mierda...
    Hora dessas, me diz de que cidade és e me passa seu contato, porque estamos sempre a procura de GENTE de verdade que atenda GENTE de verdade que vai parir GENTE de verdade...

    Monica
    moniquinhadavila@gmail.com

    ResponderExcluir