segunda-feira, 11 de março de 2013

Parto nota 10!


        Para alguns entendimentos, mudanças de paradigmas e crenças, nada melhor do que analogias que aproximam a mente humana daquilo que ela já conhece e assim concebe àquilo que de obscuro ou incerto passa a ter lógica.
          Pressuposto entendidas as diferenças entre o Parto Normal e a Cesárea, os benefícios da espera pela hora certa e principalmente da ausência de intervenções desnecessárias no processo de nascimento vamos à analogia proposta:
          Se o pré-natal fosse uma aula (o que muitas vezes o é, quando as partes envolvidas estão dispostas a transmitir e aprender, compartilhar e dividir, entender e ser entendido) e se as gestantes fossem as alunas,  poderíamos dar notas para os partos observando as características técnicas de cada um dos desfechos visando os MENORES RISCOS e consequentemente os MAIORES BENEFÍCIOS no resultado para mãe e bebê na ordem decrescente na forma a saber:


Nota 10,0 – Parto Natural (sem intervenções)

Nota 9,0   – Parto Normal com analgesia (farmacológica)

Nota 8,0   – Parto Normal com intervenções quando necessárias com ou sem analgesia (episiotomia, ocitocina, rompimento artificial de membranas)

Nota 7,0   – Parto normal com analgesia e fórceps

Nota 6,0   – Cesárea em trabalho de parto com indicação clínica

Nota 5,0   – Cesárea antes do trabalho de parto (com hora marcada ou em fase latente sem indicação clínica)

Nota 4,0   – Qualquer via de parto + seqüela para mãe ou bebê

Nota 3,0   – Qualquer via de parto com seqüela para ambos

Nota 2,0   – Qualquer via de parto com morte de mãe ou bebê (por causas evitáveis)

Nota 1,0   – Qualquer via de parto com a morte de ambos (por causas evitáveis)

Nota zero – Qualquer violência obstétrica, independente da via de parto e dos resultados finais.



Nessa ‘escola’ a nota de corte para ser aprovado, sempre partindo do 10 e abaixando a nota conforme a necessidade, seria 6,0. Menos que isso inaceitável!

Com essa analogia, creio que fica mais fácil entender o que queremos dizer e assim aproximar, ou pelo menos estimular, a curiosidade para o assunto daqueles tão incutidos ainda dentro da Matrix. Fica mais fácil para quem houve a necessidade de uma cesárea em trabalho de parto conseguir entender que não seria esse o motivo para considerar o seu parto nota zero. Ajuda também a entender porque tanta gente “paga uma cesárea” para fugir da violência obstétrica encontrada em inúmeros atendimentos no Brasil (veja o  Mapa da Violência Obstétrica no Brasil: https://violenciaobstetrica.crowdmap.com/), já que infelizmente muitas vezes essa é a forma de ter um nascimento o mais próximo possível do que se considera digno, mesmo apesar dessa nota ser abaixo do corte, mas ser a única opção em alguns locais no país do Miojo... Kinojo!!!


Algumas referências 'biblioblográficas' para entender o porquê das notas:
Indicações reais e fictícias de cesáreas

Assistência ao parto baseada em evidências

Aleitamento materno x cesáreas eletivas




Um comentário:

  1. Descobrir, tantas informações atraves de leituras como essa, só me deixa com mais furia e indignação, as quais me fortalecem ainda mais para militar pela humanização, no sentido essencial da palavra, pois a tecnocracia e mecanização fizeram dos meus partos, assim como a maioria dos partos no Brasil e no mundo, NOTA 0!



    ResponderExcluir